16 de agosto de 2010

Chocolate: doces descobertas

Ingestão pode trazer benefícios à saúde se consumido em pequena quantidade; melhor horário para o atleta consumi-lo é após as refeições ou até uma hora antes do treino

Escrito por: Caroline Buss e Fernanda Mendonça*

Um dos “doces” mais apreciados pelos atletas do futebol é sem dúvida o chocolate. A maioria dos jogadores carrega consigo um pequeno estoque do produto pra concentração e viagens. Tenho certeza que toda nutricionista que trabalha ou trabalhou com atletas de futebol tem histórias engraçadas pra contar, de jogadores, principalmente aqueles um pouco acima do peso, com sacola “cheinha” de chocolates ou, até mesmo, com bolo inteiro, bem recheado de muito chocolate.


O chocolate durante muito tempo foi considerado “vilão” das dietas, devido ao alto valor calórico, pois a cada 100g tem em média 550 kcal. Isto não mudou, mas nos últimos anos surgiram vários artigos científicos apresentando resultados do efeito do chocolate sobre diversas funções, e a maior parte deles conclui que o chocolate produz efeitos benéficos sobre a saúde em geral. Esta informação pode chegar aos atletas e todos “aprenderem” a consumir de maneira correta, sem excessos e nos melhores horários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário