4 de março de 2011

José Mentor volta a atacar o MMA




Enviada por Marcio Borges
Foto divulgação

Os antigos já nos alertavam em sua sabedoria que uma nação que se furta a suas criações artísticas, culturais e esportivas, é uma nação condenada ao fracasso. Nem mesmo em países ditos totalitaristas, tais como Irã e Venezuela, o MMA é tão perseguido quanto no Brasil, onde a modalidade foi criada.

Não considero o Brasil um país verdadeiramente democrático. Lutadores e empresários poderão ser privados dos seus direitos de arrecadar dinheiro, e fãs poderão ser privados da liberdade de escolher sua diversão.

O polêmico projeto de lei do deputado reeleito José Mentor (PT-SP) poderá voltar a nos dar dor de cabeça muito em breve. Tive de alterar este artigo freneticamente três vezes em dois dias, tal a velocidade dos acontecimentos.

Na última semana, o PL 5.534/09 foi arquivado. Contudo, José Mentor exigiu que ele voltasse a tramitar, e foi atendido prontamente. Isso me leva a crer que o deputado petista terá ainda mais influência nesse novo governo do que já tinha no anterior.

Ele já conseguiu convencer, na calada da noite, o atual relator do projeto de lei, para que este dê um parecer favorável à aprovação do projeto, ao contrário do antigo relator, cujo parecer era contrário. O famigerado projeto de lei tramita em Brasília desde julho de 2009 e visa proibir a exibição de esportes de combate não-olímpicos nas emissoras de TVs aberta e paga no Brasil.

Eu li o projeto de lei na íntegra. Ele não é contra a realização de competições de MMA no Brasil. Nem poderia, pois conforme resguarda a constituição brasileira em seu Capítulo 3, Art. 217, Inciso IV, “é dever do estado fomentar práticas esportivas formais e não formais, como direito de cada um, observados a proteção e o incentivo ás manifestações desportivas de criação nacional”. O MMA foi criado aqui no Brasil, antes de se desenvolver e conquistar o mundo.

Para o contrasenso parecer menor, Mentor está tentando “apenas” banir o esporte das grades de programação de qualquer uma das emissoras de televisão, que enquanto concessão pública, deveriam se submeter ao crivo do pessoal do PNDH.

Existem muitos outros pontos contraditórios nos argumentos de Mentor que visam emplacar sua lei, lei esta que, se for sancionada, irá diminuir ainda mais a quantidade de dinheiro envolvido nas competições de MMA aqui no Brasil, além de abrir uma porta para o esporte cair no submundo e assim se tornar mais perigoso e bem mais violento.

O efeito que será obtido por este esdrúxulo projeto vai ser exatamente o oposto do desejado. Os lutadores que desejarem melhores bolsas terão de ir competir em outros países. Países estes onde existe uma democracia de verdade.

Escrita por Oriosvaldo Costa


Ofertas relacionadas

 Apenas R$ 12,90  na Saraiva Online.
Clique e compre já! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário