17 de setembro de 2010

Hóquei sobre patins - Novas regras, novas mudanças.

No passado Sábado, os árbitros de hóquei em patins foram informados sobre novos critérios a aplicar e alterações efectuadas nas novas regras da modalidade…


Enviado a 13/09/2010 Por: Nelson Alves
 
O Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia acolheu, no passado Sábado, dia 11 de Setembro, uma acção de reciclagem para os árbitros de hóquei em patins de todas as categorias. Estiveram presentes cerca de 100 árbitros internacionais, nacionais e regionais, além de cerca de 20 estagiários, oriundos de todo o país.
Também estiveram presentes 18 delegados técnicos e 21 dirigentes dos CRAHP, vindos de todo o país.
Nesta acção, o Conselho de Arbitragem da Federação de Patinagem de Portugal, liderado por Agostinho Silva, abordou diversos temas, informando os juízes presentes sobre algumas alterações na aplicação das regras de hóquei em patins.

Estas alterações / ajustes já foram aprovadas pelo Comité Técnico Europeu e entrarão em vigor no dia da Supertaça António Livramento, o primeiro jogo oficial da temporada 2010/11.

Assim, cerca de uma no depois da “revolução” nas regras de jogo, há algumas alterações que importam referir:

- Novos critérios para a aplicação de jogo passivo: os árbitros foram aconselhados a ser mais rigorosos na punição de jogo passivo;

- Lei da Vantagem: os árbitros foram aconselhados a optar pela marcação de faltas de equipa, e só aplicar lei da vantagem em casos extremos de situação iminente de golo;

- Bolas altas dentro da área: quando um jogador toca a bola com o stick e esta sobe dentro da área, costuma ser marcado um penalty, mesmo que o jogador não tenha intenção. A partir de agora, quando houver uma “bola alta” (mais de 1,5 metros de altura) dentro da área, será assinalada uma falta técnica, cobrada com um livre indirecto num dos cantos superiores da área.

- Cartões Azuis: se quando sancionado com um cartão azul, um jogador continuar a insultar um árbitro ou cometer outra falta enquanto o jogo está parado, o jogador vê uma segunda cartolina azul e cumprirá uma suspensão de quatro minutos.

- Substituições irregulares: com o jogo parado (por exemplo, descontos de tempo), e de modo a facilitar a vida dos árbitros e dos jogadores, o CTE decidiu que podem estar dentro da pista mais do que cinco jogadores (por exemplo, dois guarda-redes ao mesmo tempo), desde que quando o jogo recomeçar, tudo esteja de volta ao “normal” cinco elementos por equipa em pista).

- Evitar / Corrigir erros Técnicas dos árbitros: de modo a evitar situações como entrada em rinque de jogadores ainda a cumprir suspensão (e outras situações similares), os árbitros auxiliares deverão alertar os principais para as irregularidades, na primeira paragem de jogo; Se um erro técnico for detectado até cinco minutos depois de acontecer, há a possibilidade de repetir tudo a partir do momento do erro. Mantêm-se cartões vermelhos directos, anulam-se golos e eventuais cartões azuis.

- Auto-golos para acabar com o power-paly: perdeu-se muito tempo a discutir sobre algo que só existe na teoria. No entanto, de modo a que ninguém caia na tentação de marcar um auto-golo para acabar com a desvantagem numérica (power-play), o Comité Técnico Europeu decidiu punir com dois cartões vermelhos (um para o jogador ou guarda-redes, outro para o treinador), os elementos que marquem auto-golos deliberadamente, com o objectivo de recuperar um elemento…

- Guarda-Redes num penalty ou livre directo: de modo a não haver mais dúvidas, a posição do guarda-redes na marcação de um penalty ou livre directo deve ser com uma luva levantada e outra a agarrar o stick. Este deve ser colocado numa posição paralela ao piso e a luva que agarra o stick não pode estar apoiada no chão.

- Livre Directo: os lances estudados em que os jogadores assistiam colegas de equipa num livre directo deixarão de ser permitidos. O livre directo é uma acção contínua de um só jogador, que continua a ter cinco segundos para executar o castigo;



Importa esclarecer que muitas das informações visavam confirmar situações que ainda não estavam escritas, mas cujos critérios já se aplicavam na temporada passada.
De referir também que algumas destas alterações servem para evitar que algumas situações “bizarras” ou pouco éticas possam vir a ser tentadas no futuro…

Nenhum comentário:

Postar um comentário